Gostaria de saber se alguem aqui faz beats.
Não estou a falar de usar uns sons já feitos e meter em loop, falo mesmo em produção propria - tipo pegar nuns micros e captar por ai uns sons.
Curtia saber como fazem e se compensa (um gajo perde ás vezes ai um tempao à procura de sons e nunca são totalmente originais!)
Olá ZiP!
Criar samples através de captação com mic é na verdade um desafio que envolve para além de tempo, recursos, ter uma ideia mais ou menos do que se procura.
Basicamente, é bastante relativo pois a "qualidade de som" é muito subjectivo.
O que quero dizer com isto é que depende muito do tipo de som que estás a produzir.
Mas se queres a minha opinião, para mim não me compensa andar aí com um micro a captar isto e aquilo, uma vez que as sonoridades que procuro não são propriamente sons do quotidiano.
Existem uma seria de softwares que acredita, fazem milagres.
Do género, gravas um sample de voz com o micro mais ranhoso possivel e daí... é uma questão de criatividade e claro do estilo que procuras. Claro que tudo isto envolve pluggins como o raio, mas pessoalmente vale o esforço.
Já cheguei a fazer patches para o trigger assim e só parei, não por falta de sons, mas sim por excesso deles.
Ultimamente ando a explorar umas ondas meio caóticas tipo "Squarepusher" e ando mais de volta do EIXT2 da NI que é uma máquina de desbravar tudo e mais alguma coisa. (Máquinas feitas no Reaktor é o que dá).
Se procuras criar os teus samples dá uma olhadela no site da Native Instruments e vê o "Limelite" assim como o "FastFX" (genial) que juntos são o fim do mundo.
Se curtires esta onda dos "beats alienigenas" começa por aqui. Existe muito mais por aí e gratuito como é o caso do "Dblue" e do "Livecut" para dares o teus toques mais pessoais.
Espero ter ajudado!
Partilho a mesma opinião do Gregz e do ReflexoSAC.
Pessoalmente utilizo o Cubase e o Reason com um controlador muito porreiro ( PRC 50 da Edirol) para fazer as minhas próprias cenas, sejam elas drumkits, leads, pads, whatever :D
Podes sempre "brincar" um pouco com os reverb´s, filter´s, modulation´s e até mesmo os envelops. São opções que estão disponiveis em qualquer software de produção que te permitem criar o teu proprio som ;)
Se quiseres trabalhar a nivel de software, o que tens disponivel p'ra trabalhar sao: Fruity loops; reason; logic pro; ableton etc... a nivel de hardware tens um site famoso e tem tudo o que necessitas para comecar uma vida de produtor.
Gostaria de saber se alguem aqui faz beats.
Não estou a falar de usar uns sons já feitos e meter em loop, falo mesmo em produção propria - tipo pegar nuns micros e captar por ai uns sons.
Curtia saber como fazem e se compensa (um gajo perde ás vezes ai um tempao à procura de sons e nunca são totalmente originais!)